Portugal tem se tornado um destino cada vez mais popular entre os nômades digitais. Foi eleito o melhor país do mundo para o trabalho remoto pelo Momondo. Muitas das suas cidades listam entre as preferidas dos usuários da rede social Nomad List. É o melhor destino da Europa para os nômades digitais segundo Expat Insider. Possui até uma Vila Nômade em plena ilha da Madeira, totalmente desenhada para esse público. Porto e Lisboa, os maiores centros urbanos do país, estão se adaptando às novas tendências. A cada dia ganham mais espaços de coworking que oferecem muitos recursos, comodidades e uma variedade de eventos de networking para integrar os nômades digitais.

Porto ou Lisboa? Onde trabalhar remotamente?

Difícil decisão! A rede social Nomad List traz Lisboa como a segunda cidade preferida pelos seus usuários. O Porto aparece em quinto lugar.
Esse guia vai te ajudar a decidir qual o destino mais adequado ao seu estilo de vida. Encontre aqui alguns conselhos práticos sobre onde morar e trabalhar nas duas cidades mais famosas de Portugal.

Qualidade da Internet

Porto e Lisboa possuem uma conexão rápida e estável. A maioria dos lugares tem uma ótima conexão Wi-Fi. Se o seu trabalho depende da internet, como o de muitos outros nômades digitais, você não terá muitos problemas.

Segurança

Portugal tem um dos níveis mais baixos de violência na Europa, segundo Agência para os Direitos Fundamentais da União Europeia. Por isso, independente da cidade escolhida, o critério de segurança estará garantido. Poderá andar tranquilamente na rua à noite, usar transporte público sem medo e deixar seus pertences na areia da praia enquanto dá um mergulho no mar. No entanto, o distrito do Porto tem níveis de criminalidade mais baixos que o de Lisboa, de acordo com o PORDATA.

Clima

Portugal é conhecido por ter bom tempo, com muitos dias ensolarados e inverno ameno. No entanto, o Porto, localizado mais ao norte, costuma ser mais frio e chuvoso. Para quem gosta de praia e calor, Lisboa poderá ser uma opção mais adequada. É também perfeita para os apreciadores de surf. Perto da capital está Ericeira e de Carcavelos, onde acontece o Rip Curl Pro. A uma hora e meia de distância está Nazaré, muito famosa por ter algumas das ondas mais fortes do mundo.

Custo de Vida

Apesar do Porto ser uma cidade menor e menos concorrida que Lisboa, seu custo de vida em não é muito menor do que o de sua concorrente. Ainda assim, o Porto é um destino mais barato que Lisboa. Segundo o Numbeo.com, viver no Porto pode custar cerca de 10% menos que na capital.

Estilo de Vida

Os habitantes do Porto são muito acolhedores e gentis. O norte possui uma atmosfera muito familiar e provavelmente irá te tratar de uma maneira menos impessoal. É também uma cidade pequena, onde tudo estará a poucos minutos de distância.
Lisboa é uma cidade maior, com mais que o dobro da população do Porto. Cosmopolita, possui um estilo de vida mais acelerado. Possui um ambiente muito internacional e uma vida noturna movimentada, frequentada por diferentes tribos. É sede de importantes eventos do universo tech, como o Web Summit. Ideal para quem gosta de agitação.
Ambas são cidades muito turísticas, que tiveram muitas zonas históricas revitalizadas recentemente e com boa oferta de cafés, restaurantes e boutiques.

Porto e Lisboa: Onde Buscar Alojamento 

Muitos nômades usam o Airbnb ou Agoda  para encontrar acomodação, mas existem outros sites para experimentar.  O Flatio reúne vários apartamentos e quartos para aluguel a médio prazo, ideais para trabalhadores remotos. O TrustedHouseSitters oferece hospedagem grátis, em troca de petsitting ou housesitting enquanto os proprietários estão fora. Se está decidido a passar um período mais longo no país, buscar uma imobiliária pode ser também uma boa opção. A ERA, Indoors e i-Wish dispõem de apartamento para aluguel em todos os bairros (ou freguesias, como são chamados), em Lisboa e Porto.

Alojamentos para Nômades Digitais em Lisboa

Ukio: fornece apartamentos cuidadosamente escolhidos e totalmente mobiliados para estadias mensais em Lisboa, oferecendo uma experiência de utilizador totalmente digital desde a procura até ao check out.
Outsite Lisbon: um espaço de convivência para nômades digitais no Cais do Sodré, com 25 quartos, com cozinha compartilhada a cada cinco quartos, e ainda há um espaço de coworking no térreo.
Home Lisbon Hotel: hostel com uma ótima localização perto da Baixa/Chiado e um espaço de co-working que os hóspedes podem utilizar gratuitamente.
Hoodpicker: trata-se de uma ferramenta que ajuda seus usuários a  encontrar o melhor bairro para morar, filtrando por suas preferências de estilo de vida e orçamento.

Espaços de Coworking no Porto 

Porto i/o: com escritórios no centro, na margem do rio ou à beira-mar, cerveja grátis, cozinha, pufes e a opção de trazer o seu cão ou gato para o trabalho.
CRU Creative Work: localizado no meio do distrito de arte, oferece escritórios e estúdios de áudio e fotografia. Também promove uma série de eventos, como exposições e palestras.
Synergy Coworking: ideal para trabalhar, relaxar e fazer networking. Oferece Wi-Fi de alta velocidade, estúdio de ioga, eventos regulares e mentoria.

Espaços de Coworking em Lisboa

Existem pelo menos 25 espaços de cowork bacanas e econômicos em Lisboa. Confira algumas sugestões:
Second Home: um dos locais mais invejáveis ​​para se trabalhar, com muita luz e decorado com plantas para aumentar a sensação de inspiração e privacidade. Éum espaço cultural para empreendedores, inovadores e organizações de impacto social, com uma variedade de pacotes de pagamento que trazem benefícios como programas culturais e atividades de bem-estar.
Heden: um espaço de co-working popular. As mesas flexíveis são realmente espaçosas, com muito espaço para se espalhar. Há uma pequena área de lounge com sofás e livros confortáveis, ideal para pausas de tela. Chá, café e frutas frescas estão incluídos.
Impact Hub: possui um espaço de trabalho ensolarado cheio de luz natural e uma grande cozinha. Promove uma série de eventos comunitários para membros, incluindo exibições de filmes, bebidas em rede e atividades de bem-estar, como ioga.
IDEIAhub – Não tem apenas mesas de coworking, mas também escritórios privativos e salas de reuniões disponíveis para aluguel. Além disso, organiza eventos regulares para os membros, como almoços sociais e oficinas de habilidade. Possui uma forte vibração social devido ao fato de ser um escritório permanente para muitas startups.

Qual a melhor cidade para o trabalho remoto?

Se gosta de Portugal, mas Lisboa é muito cara e populosa para você, o Porto é o seu lugar. A cidade é pequena e bastante fácil de navegar, ainda assim, com boa oferta de serviços.É adequada para nômades digitais que procuram um lugar de curta duração para ficar antes de ir para outra cidade para explorar.
Para quem quer experimentar o estilo de vida nômade digital em uma cidade movimentada e cosmopolita, mas ainda não está pronto para voar para um canto distante ou muito populoso, Lisboa é um ótimo lugar para começar. Está bem conectado com o resto da Europa e em um fuso horário conveniente para fazer negócios com outros países, como os EUA. Uma ótima opção para ser primeiro destino ou o seu décimo. 🙂